A Importância da Segurança do Trabalho

segurança-no-trabalhoPlanejar e cuidar da segurança no trabalho é fundamental para o bom relacionamento entre funcionário e empresa. Independente da área de atuação e do ambiente – corporativo, industrial ou comercial – diariamente os colaboradores de todas as empresas estão expostos à inúmeras situações de riscos que podem gerar acidentes do trabalho. Confira a seguir algumas orientações para prevenir situações de acidentes com perda de tempo de produção ou afastamentos.

Evitar acidentes de trabalho

Assim que o colaborador for admitido, deve receber um treinamento de segurança do trabalho antes de iniciar sua função. Por meio de ações de prevenção desenvolvidas na empresa pode-se evitar o aparecimento de acidentes de trabalho e desenvolvimento de doenças ocupacionais. A segurança do trabalho se aplica a todos os segmentos, cada qual com suas características e riscos específicos, por isso, todos os ambientes precisam ser “analisados” de forma particular. É importante que todos estejam atentos para poder alertar riscos potenciais e, dessa forma, promover a sua prevenção. O problema pequeno de hoje pode se tornar grande amanhã. Promovendo e compartilhando as normas internas de segurança do trabalho o ambiente fica mais leve, mais harmonioso, seguro e agradável.

Como evitar acidentes de trabalho

Apesar de parecer um tema simples, evitar acidentes de trabalho não é uma tarefa fácil, requer disciplina de toda a equipe. Veja algumas sugestões que podem ser eficientes na prevenção ao acidente de trabalho:

– Conscientização
A segurança do trabalho só flui na empresa por meio de conscientização. É necessário que todos os que trabalham na empresa estejam conscientes da necessidade de cumprir as regras de segurança nos procedimentos que realizam diariamente.

– Limpeza do ambiente
Um ambiente desorganizado é um convite ao acidente. Mantenha contato permanente com os responsáveis pela limpeza, descubra quais são as áreas mais vulneráveis. Além disso, propague a ideia de manter o local de trabalho sempre organizado, visto quer organização e limpeza caminham juntas.

– Não improvisar
É uma regra de ouro da segurança do trabalho. O improviso é um dos maiores causadores de acidentes e acidentes de trabalho.

– Normas de segurança
As normas de segurança devem ser pensadas e elaboradas a fim de proteger os funcionários. E devem ser respeitas por todos.