Próteses Flexíveis: resistência e conforto para o paciente

Já ouviu falar em prótese flexível? Esta tecnologia já é realidade e traz muito mais conforto ao dia a dia do paciente. Fabricadas com uma resina flexível, chamada Flexite, é utilizada como base para as próteses e é melhor aceita pelo paciente. Isso porque os clipes de metal não precisam ser utilizados e o material é biocompatível. O paciente consegue se adaptar melhor ao material pela flexibilidade e maior espessura.

FotorCreated

 

A prótese flexível é um material resistente, assim torna-se bem mais difícil causar danos em sua superfície, em comparação com as próteses tradicionais. Os dentes naturais do paciente não precisam de reparos e as forças de mastigação são bem melhor distribuídas. Esse tipo de prótese também deixa o sorriso muito mais natural, pois sua translucidez simula a cor natural da gengiva e tecidos da boca.

A prótese flexível é indicada para a confecção de placas miorelaxantes, prótese provisórias, espaçadores e também para pacientes idosos, especiais ou que vão fazer a reabilitação unilateral ou bilateral. Isso porque como as forças mastigatórias são melhor distribuídas, a gengiva é estimulada e diminui a reabsorção óssea.

Apesar das suas muitas vantagens, a prótese flexível deve ser indicada conforme cada caso. Somente o cirurgião-dentista é que vai verificar qual o melhor material a ser utilizado.