#NovembroAzul – Homens também precisam cuidar da saúde

Depois de o mês de outubro ser marcado pela campanha de mobilização para prevenção do câncer de mama, conhecida como Outubro Rosa, agora é a vez dos homens. O Novembro Azul é uma campanha de conscientização realizada por diversas entidades no mês de novembro dirigida à sociedade e, em especial, aos homens, para conscientização a respeito de doenças masculinas, com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata – o sexto tipo mais comum no mundo e o de maior incidência nos homens.
Sobre o Câncer De Próstata
A próstata é uma glândula no aparelho reprodutor masculino com a função principal de produzir o esperma. O câncer de próstata é quando as células desse órgão começam a se multiplicar de forma desordenada. É o segundo tipo de câncer mais mortal entre os homens, o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo e um em cada seis homens é alvo da doença. A doença em seu início não apresenta nenhum sintoma, por isso é de suma importância a realização de exames de toque e de sangue periódicos. O exame de sangue NÃO substitui o de toque, visto que muitas vezes a doença não é detectada a partir do sangue, assim, os exames são complementares e devem-se fazer ambos.
Os sintomas mais comuns, que só aparecem na fase avançada da doença são vontades urgentes e repentinas de urinar, dificuldade para urinar, diminuição no jato de urina, aumento da frequência urinária, dores corporais e ósseas, insuficiência renal e fortes dores. Não existe uma forma de se tornar imune à doença. Por isso os exames de sangue e toque periódicos são tão importantes, eles possibilitam o diagnóstico precoce e o tratamento efetivo – além de menos invasivo – aumentando as chances de cura. A doença atinge principalmente homens acima dos 50 anos de idade, por isso homens nessa faixa etária devem realizar os exames anualmente. Homens com história de câncer na família correm mais risco, exigindo o início dos exames anuais aos 45 anos de idade. Além disso, existem alguns hábitos para diminuir os riscos da doença:
- Dieta balanceada;
- Atividade física regular;
- Evitar a obesidade e manter o peso adequado ao corpo;
- Diminuir o consumo de álcool;
- Não fumar. Essa é a principal indicação para evitar qualquer tipo de câncer.