Rotinas de desinfecção de moldagens e modelos de gesso

Considerando que em alguns consultórios odontológicos a desinfecção dos moldes e/ou modelos não seja feita de maneira criteriosa, o Laboratório Calgaro alerta sobre os riscos de transmissão de doenças infectocontagiosas do consultório para o laboratório. Em nossas ordens de serviço, existe um campo específico para o dentista  informar se o material enviado ao laboratório foi desinfetado ou não.

Os profissionais do setor de recepção de trabalhos devem ter o conhecimento da possibilidade real de risco e praticar certas precauções para diminuir tais riscos, como: usar jaleco e luvas de látex ao abrir caixas que contenham molde, modelo ou qualquer outro trabalho oriundo do consultório odontológico. Uma atenção maior é necessária para aqueles trabalhos que já foram provados na boca.

ROTINA DE DESINFECÇÃO DOS MOLDES E MODELOS

 Ao receber a caixa de trabalho do SETOR DE RECEPÇÃO, o profissional responsável pelo setor de MODELAGEM DE GESSO, utilizando luvas de látex, analisa o material a ser modelado e, a partir desta avaliação, segue com o procedimento indicado para cada tipo de trabalho:

  1. A moldagem é desinfetada utilizando HIPOCLORITO DE SÓDIO A 5% por imersão e/ou aspersão (dependendo do material de moldagem) e deixada em repouso por 10 minutos. Em seguida, retira-se o excesso do HIPOCLORITO DE SÓDIO com água corrente e procede com a modelagem do gesso;
  2. O modelo de gesso é desinfetado utilizando HIPOCLORITO DE SÓDIO A 5% por aspersão e também fica em repouso por 10 minutos.
  3. Enquanto a moldagem e/ou modelo de gesso fica em repouso com HIPOCLORITO DE SÓDIO, a caixa de plástico é desinfetada utilizando PAPEL TOALHA E ÁLCOOL 70%;
  4. Descarta o papel toalha e luvas na lixeira própria para material infectante;
  5. Ao concluir o tempo de presa do gesso, a moldagem (que foi desinfetada no início do processo) é separada do modelo e descartada na lixeira própria para material infectante.