Cuidados com as Próteses Dentárias

Manter os cuidados com as próteses dentárias é fundamental para uma manutenção adequada.

 

Antes de entender quais são os cuidados com as próteses dentárias, é necessário entender qual é o seu tipo de prótese e como ela pode causar danos se não for utilizada da maneira correta.

 

Primeiro, você deve entender que prótese dentária é sinônimo de qualidade de vida. A reabilitação das funções normais da boca é uma das maiores vantagens em ter uma prótese sob medida para você. Além do benefício estético, que ajuda na autoestima e na confiança ao sorrir. É claro que o mais importante de tudo isso é manter as funções em perfeito funcionamento, como a mastigação e ingestão de alimentos, principalmente.

 

TIPOS DE PRÓTESE

Hoje vamos falar sobre os dois principais tipos de prótese dentária: a removível e a fixa. Os nomes representam exatamente como elas funcionam.

 

A prótese removível pode ser total ou parcial, mas apresenta a possibilidade de remoção para que o paciente possa encaixar e desencaixar de acordo com a sua necessidade.

 

Já a prótese fixa é encaixada ou parafusada como forma de implante, sendo interligada diretamente aos dentes naturais. Elas também apresentam a possibilidade de ser parcial ou total, variando de caso para caso.

 

HIGIENIZAÇÃO

Mesmo após as conversas e as orientações dos dentistas, alguns pacientes ainda ficam com dúvidas na limpeza e nos cuidados com as próteses dentárias. A higienização correta é fundamental para evitar danos e manter a longevidade adequada às próteses.

 

Limpeza da prótese removível:

  1. Após as refeições, com muito cuidado, retire e enxágue bem as próteses até que não haja nenhum tipo de resíduo alimentar.
  2. Utilize uma escova adequada para uma segunda limpeza, dessa vez mais profunda (caso não tenha a escova específica, utiliza uma com cerdas macias).
  3. Evite creme dental na escovação da prótese. Se possível, utilize sabão neutro e depois enxágue bem novamente.
  4. Continue a higiene bucal normalmente, escovando a gengiva, a língua e o céu da boca.
  5. Antes de dormir, refaça toda a higiene mesmo que não tenha inserido alimentos e, após, coloque a prótese em um recipiente com água filtrada ou em uma solução de limpeza neutra.
  6. Ao acordar, lave bastante a prótese em água corrente e realize a higiene bucal. Mantendo este protocolo diariamente, sua saúde bucal e a durabilidade da prótese permanecerão garantidas.

 

 

Limpeza da prótese fixa:

  1. As próteses fixas são como substitutas permanentes dos seus dentes, por isso, o cuidado deve ser redobrado.
  2. Utilize uma escova de dente com cerdas macias e creme dental para escovação da prótese fixa.
  3. Mantenha uma higiene bucal regular após as refeições, antes de dormir e após acordar. Lembre-se que escovação em excesso também pode ser prejudicial.
  4. O fio dental é fundamental para que os detritos alimentares não fiquem alocados e prejudiquem as restaurações.
  5. Em hipótese alguma utilize materiais como talheres ou metais para a remoção de resíduos em sua prótese.
  6. Mantenha a calma e seja delicado no cuidado das suas próteses, elas podem sofrer danos irreparáveis e até mesmo quebras.

 

Lembre-se de seguir as dicas e as instruções de quem é especialista no assunto. Os cuidados com as próteses dentárias vão definir o tempo de manutenção e o seu conforto no dia a dia. Em caso de dúvida, entre em contato com o seu dentista e pergunte tudo o que você quer saber.

 

Se você é dentista e quer conhecer o laboratório de prótese mais digital do Brasil, clique aqui e saiba mais sobre o Laboratório Calgaro. Ofereça o melhor em seus tratamentos com tecnologia e conforto, mantendo um alto nível de excelência e qualidade.